Objetivo do Jogo

O objetivo desse jogo é aprender de forma lúdica e colaborativa sobre as características ambientais do Reservatório e a produção de energia na Usina Três Irmãos localizada no estado de São Paulo. O jogo destina-se inicialmente a crianças de 10 a 15 anos, mas pode ser utilizado pelos demais segmentos da sociedade que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, com foco especial para moradores da bacia hidrográfica abrangida por esse Reservatório.

A estrutura do jogo é baseada em uma trilha a ser percorrida em uma representação esquemática da Bacia Hidrográfica do Reservatório da Usina Três Irmãos, que traz no seu percurso aspectos ambientais relevantes do reservatório e da produção de energia. Algumas casas trazem desafios que devem ser solucionados colaborativamente, aumentando a capacidade do jogo em produzir um ambiente de apreço, empático, cooperativo, onde os participantes possam desenvolver sua capacidade de reconhecer as características únicas de seu entorno, bem como expressar autenticamente, percepções, conhecimentos e emoções que acompanham o ato de jogar e aprender. Pretende-se com isso aumentar o envolvimento e a compreensão dos participantes quanto à complexidade das questões ambientais envolvidas, aprofundando o pertencimento do público alvo e demais segmentos envolvidos, bem como estimular um aprendizado rápido, interativo, engajador e divertido. Há um desafio final mais complexo a ser elaborado em grupo e que determina os ganhadores do jogo.

O jogo foi criado para ser jogado em sala de aula ou por grupos interessados no assunto. O jogo é acompanhado de vídeos destinados aos professores e mediadores, que contêm informações e sugestões de aplicação do jogo. Se for aplicado em sala de aula recomenda-se que seja feito após o assunto ser abordado pelo professor, ou após a visita a Usina Três Irmãos ou ainda outras visitas sugeridas nos vídeos. Poderá ser usado como uma ferramenta lúdica de avaliação dos conhecimentos adquiridos ou na aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

A estrutura do jogo foi montada de tal forma a constituir uma plataforma que poderá receber acréscimos, incorporar sugestões e atualizações ao longo do tempo e evitar que ele se torne repetitivo. Os desafios podem ser trocados periodicamente pela equipe de criação do jogo ou a professora/professor/mediador poderá criar novos desafios intermediários ou finais ajustados aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula ou ao interesse dos alunos.

Regras do Jogo

Benvindo ao Tietando a Energia, um jogo que vai te deixar craque na Produção de Energia pela Usina Três Irmãos e de quebra te levar a conhecer muito da ecologia do Reservatório dessa usina e entender quais as melhores formas de conservá-lo. O jogo pode ser jogado por 4, 6 ou 8 participantes. Deve também ter sempre um mediador que será seu professor ou professora se estiver jogando em sala de aula ou uma pessoa escolhida e que exercerá somente esse papel no jogo.

Para começar escolha uma peça na sua cor predileta que representará você no jogo. Para iniciar o jogo cada participante deverá lançar o dado. Quem obtiver o maior número começa, estabelecendo a ordem a partir disso. Caso haja empate, os participantes que obtiveram os mesmo números jogam novamente os dados, até obter um desempate e aí o que obteve número menor ocupará a posição logo abaixo.

Quando estabelecida a ordem de largada, cada jogador deverá lançar o dado, percorrendo o caminho e seguindo as instruções que encontra pela frente. Quando cair nas casas correspondentes aos Desafios Intermediários o jogador deverá convidar o último colocado no jogo para responder junto com ele o desafio. Quando estiverem prontos o mediador fará a pergunta e virará a ampulheta. A dupla terá 3 minutos para responder. Se a resposta for correta, receberão uma recompensa em megawatts, a moeda do nosso jogo. Caso não respondam ou ofereçam a resposta errada a dupla perde a vez de jogar e não ganha a recompensa.

A casa 28 é a casa do pedágio. Ao chegar nessa casa o jogador deverá pagar 100 megawatts para entrar no desafio final. Se ele não tiver acumulado essa quantia deverá voltar para a casa 13 e tentar acumular a quantia necessária. O primeiro jogador que chegar e pagar terá que esperar o próximo para formar a dupla para elaborar o desafio final. A dupla que chegar em primeiro lugar terá mais tempo para elaborar esse desafio que será o mesmo para todos os participantes. As duplas vão sendo formadas até a última que terá 10 minutos para terminar o desafio final. As informações do verso do jogo ou das fichas que embasam os desafios intermediários podem ser acessadas por QR Code, assim como os sites indicados para ajudar na elaboração do desafio final. Quando terminar o tempo as duplas apresentarão suas propostas e o professor/ professora/ mediador decidirá qual foi a proposta vencedora.

mapa iconMAPA DO SITE - clique aqui para abrir

mapa iconMAPA DO SITE - clique aqui para fechar