banner meio ambiente

A qualidade das águas do reservatório da UHE Três Irmãos é monitorada em campanhas trimestrais. As amostras de água coletadas com auxílio de equipamentos específicos são enviadas para análise em laboratório credenciado. O conjunto dos parâmetros analisados (temperatura, oxigênio dissolvido, transparência, nitrogênio, clorofila, etc.) nas campanhas realizadas indicaram que as águas do reservatório favorecem a manutenção da vida aquática.

De fato, os resultados do Programa de Manejo Pesqueiro em execução atestam que o reservatório é abundante em peixes. As espécies mais encontradas de acordo com a pesca científica foram o porquinho (Geophagus proximus), a corvina (Plagioscion squamosissimus), o pacu-CD (Metynnis maculatus) e a piranha (Serrasalmus spp.). Destas espécies apenas a piranha é originária da bacia do Tietê, as demais foram introduzidas e já se estabeleceram nessa bacia.

Até o momento já foram entrevistados cerca de 80 pescadores profissionais que atuam no reservatório da UHE Três Irmãos. Os pescadores participaram de palestras educativas realizadas por especialistas em manejo pesqueiro, além de fornecerem dados da produção diária (produto capturado, local, artes, processamento, etc.) contribuindo para aumento do conhecimento do potencial pesqueiro do reservatório.

A Tijoá implantou estações hidrométricas em quatro pontos específicos do reservatório da UHE Três Irmãos. A implantação dessas estações permite à Tijoá acompanhar em tempo real as variações do nível do reservatório, bem como os índices de precipitação (chuva) na região.

 

mapa iconMAPA DO SITE - clique aqui para abrir

mapa iconMAPA DO SITE - clique aqui para fechar